segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sindrome de Down e os cuidados especiais

A síndrome de Down causada por uma anomalia genética provocada por uma divisão errada do óvulo (célula reprodutora feminina), sendo a forma mais comum de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável.
As crianças com síndrome de Down têm estigmas bem definidos e de fácil reconhecimento, sendo certamente a síndrome genéticas mais conhecida pela população geral.
As crianças com síndrome de Down necessitam de todos os cuidados que qualquer outra criança necessita, mas há situações em que os cuidados devem ser redobrados, carecendo de atenção especial.

- Oitenta a noventa por cento das crianças com síndrome de Down têm deficiências de audição.
- Quase 50% destas crianças têm alguma doença congênita do coração, devendo sempre ser submetido a avaliação por cardiologista pediatra.
- Anormalidades intestinais são mais freqüêntes em crianças com síndrome de Down: estenose ou atresia do duodeno, imperfuração anal e doença de Hirschsprung.
- Crianças com síndrome de Down freqüentemente têm mais problemas oculares que outras crianças, tais como catarata, estrabismo e miopia.
- problemas nutricionais, tais como baixo ganho de peso, sobretudo nas criaças portadores de alguma cardiopatia ou obesidade, a qual é freqüentemente vista durante a adolescência.
- Deficiências de hormônios tireoideanos são mais comuns em crianças com síndrome de Down (15% a 20% por cento das crianças com a síndrome têm hipotireoidismo).
- Problemas ortopédicos : subluxação da rótula (deslocamento incompleto ou parcial), luxação de quadril e instabilidade de atlanto-axial.
- Problemas imunológicos, leucemia, doença de Alzheimer, convulsões, apnéia do sono e problemas de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário